O primeiro banho do filho ninguém esquece!
Ainda porque costuma ser uma cena, até mesmo, meia cômica.
Estamos um pouco nervosas porque não sabemos muito bem como segurar o bebê, esquecemos de alguma coisa imprescindível e não temos quem nos possa trazer, o neném faz cocô dentro da banheira ou até mesmo encima da gente na hora de pegar no colo para secar, ele escorrega, vomita, não para de chorar ou adormece e um longo etc.
Não é tarefa fácil, na verdade. Tenhas certeza de que os primeiros banhos podem chegar a ser até meio estressantes tanto para você como para seu bebê. Muito longe do ideal dos banhos relaxantes, gostosos e cheios de paz que imaginamos quando estamos grávidas.
Mas, tranquila! Porque se você vai sabendo já direitinho como segurar o bebê, como limpar cada área do corpinho dele, que produtos usar, que material deve ter preparado antes e todos os detalhes para que nada te pegue por surpresa, a hora do banho vai ser um momento delicioso para vocês dois.
Vamos conferir?
-
Quando posso dar o primeiro banho no recém-nascido?
Realmente quando você quiser.
Por poder, pode no mesmo dia do nascimento, mas o recomendável é que passem mínimo 24 horas.
Os recém-nascidos não regulam direito ainda a temperatura do corpo e por isso, são sensíveis às mudanças bruscas de temperatura ambiente.
Molhar o corpinho, por mais que a água esteja quentinha, pode esfria-lo, já que a pele molhada em contato com o ar, baixa rapidamente uns graus.
Outro motivo é que eles nascem recobertos de uma capa de gordura chamada vérnix. Se vê perfeitamente como uma pasta branca que se concentra principalmente nas áreas de dobrinhas.
O vérnix serve para proteger a pele delicada do bebê e ajuda à adaptação do meio aquático (dentro do útero) ao meio aéreo (ambiente externo).
O ideal é esperar que esse hidratante natural, pouco a pouco, vá se reabsorvendo só, antes de dar o primeiro banho. Isso costuma acontecer 1 semana depois do nascimento. O problema é que, na maioria das maternidades, não permitem esperar mais de 24 horas. Mas você não perde nada por sugerir que não se dê banho no seu bebê durante a estancia de vocês no hospital.
-
Lista do material necessário para o banho.
Tenha preparado tudo isso antes de despir o bebê.
-
Banheira:
Em primeiro lugar, saiba que a banheira não é imprescindível. Para minha primeira filha nos deram de presente uma banheira que só usamos em contadas ocasiões.
Ele pode perfeitamente tomar banho com você. Realmente, para o bebê é a melhor forma, já que se sentem mais seguros nos braços dos pais.
Isso sim, é preciso ter cuidado com segurar bem firme para que não escorregue. Um truque é segurar ele na posição se nanar, com um pano tipo gase estendido entre o seu braço e as costas dele, para não escorregar.
Outra forma também é dar o banho sentada, com ele apoiado com as costas nas suas pernas, assim você pode usar as duas mãos (sempre que seja um recém-nascido, já que quase não se move).
Há várias banheiras no mercado, mas a mais recomendável, já que serve também para aliviar os gases, é a tipo balde, conhecida como Ofurô. Essa banheira permite que o bebê se mantenha (sempre com apoio) em posição vertical e encolhido, favorecendo a expulsão e alivio dos gases que causam as cólicas.Tenha precaução de não encher por cima do peito dele para ter sempre boca e nariz longe da água.
O tema da banheira é uma questão pessoal. Eleja a que mais se adapte às necessidades de vocês.
-
Toalha
Importante que seja macia e que já tenha sido lavada, pelo menos uma primeira vez. Para lavar, utilize sabão de coco ou neutro e enxague muito bem para não ter restos de sabão.
Deve estar bem à mão ou estendida bem pertinho do lugar do banho.
-
Muda completa de roupa
Também, deve ter sido lavada pelo menos uma vez.
-
Gel de banho para bebês / sabonete sem sabão / sabonete neutro
Melhor que seja bem suave e não contenha parabenos entre os ingredientes.
Preferível os de pulsar encima que os de tampa de rosca ou que tenham que virar de cabeça para baixo para extrair o produto, já que você só vai ter uma mão livre, a outra estará sempre segurando o bebê.
-
Esponja macia
Não é imprescindível. Pode usar as suas mãos mesmo.
-
Óleo de massagem / creme hidratante
Também livres de parabenos.
As últimas recomendações oficias são hidratar a pele só mesmo quando se nota que está ressecada.
Podem ser usados também para dar massagem depois do banho. É ótimo e eles adoram. É uma excelente forma de fortalecer o vínculo e relaxar o bebê.
O óleo também pode ser usado para o banho em vez de gel ou sabão. Basta com colocar umas gotinhas na agua da banheira ou diretamente no corpinho.
-
Fraldas
Mínimo 2, por se ele faz cocô bem na hora de colocar a fralda.
-
Creme para assadura
Não deve ser usado com cada troca de fralda, somente se o bum-bum está irritado.
Tenha sempre por perto por se for necessário usar.
-
Escovinha de cabelo
Importante que seja macia.
Muitos recém-nascidos nem precisam porque quase não têm cabelo.
-
Colônia suave
A recomendação é não usar, já que os recém-nascidos têm o olfato muito sensível e podem se sentir irritados com o cheiro.
Em caso de que você quiser que cheire a colônia, que o cheiro seja muuuito suave e nunca passe diretamente na pele, melhor na roupa.
-
Temperatura da água
Ideal 36ºC.
Não é necessário comprar um termômetro. A parte de baixo da sua munheca é um termômetro ótimo! Nessa área, a pele é mais sensível. Você deve notar uma temperatura confortável.
Não meça a temperatura com o cotovelo. Nessa área, a pele é muito grossa e não sente direito a temperatura real.
-
Como dar o banho
1. Primeiro, feche portas e janelas para evitar correntes de ar e avise em casa de que não as abram durante o banho.
2. Se o espaço escolhido estiver frio, vai ser preciso esquentar previamente
3. Já com todo o material preparado e ao ladinho de vocês e, no caso de usar banheira, com ela já cheia e na temperatura e altura ideal, tire toda a roupinha e a fralda usada do bebê, falando com ele, explicando o que vai acontecer, de forma tranquila e baixinho para que ele associe esse momento com algo agradável.
4. Molhe primeiro os pesinhos para que ele não se assuste. E pouco a pouco vá introduzindo ele na agua.
5. É momento de cantar e transmitir muita tranquilidade.
6. Para segurar o bebê durante o banho, você vai apoiar as costas dele no seu antebraço, segurando, por debaixo da axila, o braço dele que está mais perto dessa sua mão (ou seja, se vai usar o seu braço esquerdo de apoio, com essa mão, você vai segurar o braço esquerdo dele). Com a sua outra mão, lave bem todas as partes do corpinho. Não esqueça das dobrinhas.
7. Com a esponja ou sua mão diretamente mesmo, vá molhando e limpando. Comece pela carinha e deixe genitais e bum-bum por último. Lembre das axilas, pescoço, entre dedos dos pés, palmas das mãos (que costumam estar fechadas).
8. E o umbigo? Pode lavar com água e sabonete e secar bem. Não deixe longo tempo de molho.
Veja este post e saiba como cuidar e limpar.
9. Se tiver vérnix, não tente tirar, só passe uma aguinha, mesmo.
10. Retire todo resto de cocô do bum-bum e genitais.
11. Enxague bem para que não fique nenhum resto de sabão na pele.
12. Envolva-o na toalha e seque bem, a toquezinhos, nunca arrastando. Lembre de cada dobrinha, assim como virilha, axilas e debaixo do pescoço. Não deixe umidade, já que pode assar. Limpe e seque as orelhinhas com a toalha mesmo. Nunca utilize cotonetes, pode ser perigoso.
13. Para limpar os olhinhos de remelas, use uma gase úmida e arraste suavemente de dentro a fora, ou seja, desde o cantinho do olho que está perto do nariz até o cantinho do rabinho do olho.
14. Coloque a fralda aberta debaixo do bum-bum e passe o hidratante se necessário ou inicie a massagem. Só depois passe o creme para assadura, se necessitar e feche a fralda.
15. Vista toda a roupinha e passe a colônia nela, se quiser.
16. Passe a escovinha no cabelo, se precisar.
-
Tempo do banho
Se o bebê estiver tranquilo, pode prolongar um pouquinho (como muito, 20-30 minutos, sempre e quando a temperatura da água se mantenha e o umbigo já estiver seco).
Se ele está nervoso e não há maneira de acalma-lo, reduza ao máximo o tempo do banho.
-
Momento do banho
Antes ou depois de tomar o peito ou a mamadeira?
Ao ser recém-nascidos, é indiferente, já que tomam pouca quantidade e ao estar a água a uma temperatura similar à do corpo, não produz corte de digestão.
A hora do dia, depende, mais bem, das necessidades da família e de se o bebê se acalma ou fica mais nervoso depois do banho.
Se se acalma, melhor à noite, se, pelo contraio, fica agitado, melhor de dia.
-
Cada quanto tempo?
Não é necessário nem é bom que seja diariamente, já que a pele deles é muito sensível e a água e sabões arrastam a proteção natural.
Um recém-nascido quase não se move e, se você não abrigar exageradamente, quase não sua. Por tanto, não vai se sujar praticamente nada.
Sabendo isso, cabe a cada família decidir cada quanto tempo banhar o seu neném.
Nas primeiras vezes, você vai se sentir muito desastrada, mas pouco a pouco vai pegando prática e depois vai tudo no automático.
Seguindo esse passo a passo, não tem como se atrapalhar.
oi gente
gostei muito desse site, parabéns pelo trabalho. 😉
Amei o post 🙂
Muito obrigada!! :*