Gravidez e Coronavírus: as 10 perguntas e respostas que você tem que saber

A pandemia pegou você em plena gravidez?

Tempos complicados, não é mesmo? E mais quando estamos nesta etapa da vida onde o que mais queremos é mostrar ao mundo a nossa barriguinha cheia de vida… e não podemos.

O Coronavírus ameaça em cada esquina e devemos nos proteger, devemos proteger esse ser que habita no nosso interior e que está alheio a tudo o que está acontecendo fora. E fora é um caos!

 

Quando estávamos na virada do ano, felizes, brindando e pedindo os melhores desejos para o 2020, nem sequer imaginávamos o que viria por diante: surpresa, incerteza, medo…

Sei bem o que você está sentindo. Estou no terceiro trimestre da que penso que será a  minha última gestação. E o que mais queria no mundo era exibir a minha barriga por aí, saborear esse momento mágico sem ataduras, com liberdade. Tinha tantos planos…

Mas é assim mesmo, a vida não nos deixa de surpreender. E não podemos fazer nada mais que aceitar com resignação. Ainda que sempre aceitar procurando vivenciar o inevitável da melhor maneira possível. Ou seja, se reinventar.

O primeiro e mais importante para vencer esse medo e essa insegurança é a informação.

Se você conhece bem ao que está se enfrentando, o medo se faz pequeno até desaparecer. Dessa forma, você consegue obter as ferramentas corretas para enfrentar qualquer situação. Como eu sempre digo: informação é poder! 

Mas, se certifique de que a fonte de informação é correta e verídica. De nada serve estar o dia todo diante de uma televisão sensacionalista que o que lhe convêm é ter você morrendo de medo para poder te manipular melhor. As noticias na TV a maioria das vezes são exageradas, já que assim chamam mais a nossa atenção e nos mantêm coladinhos à tela por mais tempo. Trata-se de estratégia, e quando é assim, tudo vale!

 

Por isso é importante que você conheça as fontes de informação de primeira mão. No nosso caso, grávidas preocupadas pelo Covid seriam principalmente a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Ministério de Saúde e a FEBRASGO (Federação Brasileira de Associações de Ginecologia e Obstetrícia).

 

Como profissional do âmbito da gestação, grávida e brasileira, não podia deixar de colaborar com o meu graninho de areia para melhorar o bem-estar das mulheres nessa etapa tão importante como delicada e susceptível da vida.

 

Aproveitando a vantagem de que aqui na Espanha já passamos pela fase na que se encontra agora mesmo o Brasil, gravei um video onde, depois de investigar os protocolos brasileiros oficiais de atenção às grávidas em relação ao novo Coronavírus, recopilei as 10 principais perguntas que qualquer gestante gostaria de saber.

 

Se você está grávida agora mesmo ou se conhece alguma grávida que você aprecia, não deixe de ver este vídeo. Toco todos o pontos importantes sobre a possível situação de uma gestante em plena pandemia e esclareço todas as dúvidas desde a mais estrita evidencia científica atual.

Trata-se de uma doença nova e da qual não sabemos muito, já que leva pouco tempo entre nós como para que exista a quantidade suficiente de estudos que nos forneçam certeza absoluta de nada, mas pouco a pouco vamos descobrindo como age e nos afeta o vírus, assim como combatê-lo.

Assim que tudo o que eu menciono no vídeo é baseado no que se sabe, mediante investigações oficiais, hoje por hoje (6 de junho de 2020). Não se pode descartar que algo mude mais adiante, mas de momento, toda a informação que dou no video é exatamente o que se sabe agora mesmo.

 

Não te retenho mais. Agora dá o play e depois me conta nos comentários se tiver alguma dúvida.

E se você já deu a luz em plena pandemia escreve também como foi, se cumpriram com as recomendações das principais autoridades de saúde que comento no vídeo.

Fico na espera dos seus comentários.

 

Um beijo enorme e atenta ao próximo vídeo post, que já te adianto que será sobre como passar o isolamento grávida da melhor maneira possível.

Vai ser de muita utilidade já que, como mencionei anteriormente, levo vantagem temporal sobre você (brasileira) e sei bem pelo que você está passando e ainda passará.

 

dr-sugiyama-font

 

Dá o play! Espero que te seja de utilidade:

 

 

 

Compartilhe...Share on Facebook
Facebook
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: