Quando somos mães de bebês, acho que a última coisa na que pensamos é em ficar grávidas de novo, não é?
É que os primeiros meses da maternidade não são nada fáceis! Ter um ser totalmente dependente de nós as 24 horas do dia e que, ainda por cima, tem os hábitos de sono diferentes aos nossos… esgota qualquer uma!
A maternidade é maravilhosa, sim! Mas o que tem de maravilhosa, tem de dura. E a adaptação a esse novo estado é uma verdadeira prova de amor ao filho.
Por isso, nos primeiros meses, engravidar não está nos nossos planos.
Quem consegue manter o ritmo das relações sexuais já pode se dar por bicho raro. Normalmente, a frequência diminui drasticamente e é compreensível. Cansada, sem dormir, com os hormônios a mil… normal não ter vontade de nada mais que de descansar.
Mas de vez em quando, ainda que seja muuuuito de vez em quando, cai alguma noitinha de arrebato romântico. E nos aterra engravidar.
Existem tantos mitos que rodeiam a maternidade e mais ainda que envolvem o aleitamento materno e é por isso que acho que é importante esclarecer essa questão.
A essa pergunta, formulada assim, sem mais dados, eu responderia que sim. Sim, você pode engravidar dando o peito. Ou seja, que dar o peito, sem mais, não te garante a contracepção.
Mas, a resposta a essa pergunta pode ter matizes.
Cumprindo umas condições estritas, amamentar pode ser um método anticonceptivo tão ou mais eficaz que todos os outros que existem.
Me refiro ao método LAM ou o que vem sendo o mesmo que: método da amenorreia por lactação.
Muitas mulheres, assim como muitos profissionais desatualizados não conhecem esse método natural, já que não é muito popular.
E muitas mães lactantes que cumprem com as condições do método LAM estão tomando hormônios para evitar gravidez sem necessidade, simplesmente porque nunca ouviram falar ou porque pensam que é um mito.
Devem-se cumprir absolutamente todos esses pontos para que o efeito contraceptivo seja seguro.
Se algum ponto não se cumpre, usar a amamentação como método de planejamento familiar, é brincar com fogo.
Cumprindo direitinho as condições, as probabilidades de engravidar durante os primeiros 3 meses de pós-parto é praticamente zero. Depois, durante o segundo trimestre pode chegar a alcançar entre 1 e 2%, que se assemelha muito à efetividade de outros métodos ou inclusive é mais efetivo que o preservativo (camisinha), por exemplo.
O método LAM bem aplicado, pode ser muito seguro e recomendável. E ainda por cima, natural e totalmente grátis.
O aleitamento materno diminui a fertilidade de forma que, quanto mais frequentemente se amamente, menos fértil será a mulher.
Mas, se o seu caso é ao contrario, ou seja, está amamentando e quer engravidar, não se preocupe que a infertilidade por amamentação é transitória. A medida que o bebê começa a comer outros alimentos, vai mamando com menos frequência e a fertilidade vai regressando pouco a pouco.
Não tem desculpa para engravidar se realmente não quiser.
Ainda que devemos ser conscientes que o único método que é 100% eficiente contra a gravidez é a abstenção, ou seja, não praticar sexo, nada mais.
Então, ficou claro que o aleitamento materno pode ser seu aliado na hora de evitar uma gravidez, não é? Não é um mito, mas requer umas condições estritas que devem ser cumpridas ao pé da letra, se não quiser levar uma surpresa.
Gostaria de saber se você conhecia o método LAM. Conta para a gente nos comentários.
Compartilha essa publicação para as mamães lactantes que você conhece. Pode ser de muita ajuda.
Feliz semana!